TREINOS

 

O treino é um aspecto fundamental no Hattrick e é sem dúvida a melhor forma de realizar dinheiro!!. Para qualquer equipa que tenha um mínimo de ambição no jogo, apostar num tipo de treino bem elaborado é de extrema importância, como tal sugerimos que faça um plano de treino a médio/longo prazo, por forma a rentabilizar ao máximo o seu treino. Antes de definir o tipo de treino pelo qual optará, deverá ponderar qual a táctica que pretende usar nos jogos (esta vai depender dos jogadores do seu plantel e da táctica dos adversários). Se por exemplo jogar em 3-5-2 e treinar defesa, vai estar a desperdiçar o treino de 2 jogadores. O ideal nesta situação será o treino de Criatividade, pois treina 3 jogadores do Meio Campo a 100% e 2 alas a 50%. Assim sendo, deverá escolher um tipo de treino que se adapte à táctica que utiliza predominantemente. O treino produz os seus efeitos todas as Quintas-feiras pelas 19h (hora HT). A forma dos jogadores pode sofrer também alterações no update do treino semanal. O treino que estiver definido nessa altura será o treino que a equipa receberá relativamente aos jogos já disputados nessa semana. Assim, apenas é possível treinar uma característica por semana. São 3 os factores que definem o efeito do treino: A sua intensidade (entre 0% e 100%), o número de adjuntos e o tipo de treino. Quanto mais alta for a intensidade de treino de uma equipa, melhor vai ser a sua forma no geral, e o tipo de treino específico que está a dar aos seus jogadores aumenta. Esta intensidade varia entre 0% e 100%, sendo de todo aconselhável ter o máximo possível de intensidade (100%), mas para isso é necessário ter um número de fisioterapeutas compatível com a intensidade, de modo a prevenir uma eventual ocorrência de lesões. Para cada valor percentual acima dos 90% de intensidade, deverá ser contratado 1 fisioterapeuta, ou seja, uma equipa que treine a 96% deverá ter 6 fisioterapeutas. A intensidade têm influência directa em 3 variáveis que são: o tempo que demora um jogador a subir de nível (quanto mais elevada a intensidade, mais rápido o jogador subirá a habilidade que está a treinar), na forma dos jogadores e no risco de lesões (nestas 2 variáveis, também quanto maior for a intensidade de treino, maior será a forma dos jogadores, bem como a probabilidade dos jogadores sofrerem lesões). Ainda existe uma quarta variável, que pode ser ajustada com a intensidade do treino, que é o espírito de equipa. Aqui, se reduzir a intensidade de treino para 50% o estado de espírito pode subir 2 a 3 níveis, mas quando retomar os valores normais, esta cairá novamente (apenas sugerimos esta situação, em casos muito particulares, como aumentar o Espirito de Equipa (EE) para um jogo de extrema importância como a qualificação ou uma final). Os adjuntos ajudam a melhorar o rendimento do treino e a forma dos jogadores. O número ideal para quem treina guarda-redes é de 9 treinadores de guarda-redes e 1 treinador adjunto. Para quem treina jogadores de campo o número ideal é de 1 treinador de guarda-redes e 9 treinadores adjuntos. O efeito de cada especialista não é directamente proporcional ao número destes. O efeito de 2 especialistas não é o dobro do efeito de um, ou seja, o efeito de um especialista é igual a metade do efeito do especialista anterior. Quanto aos tipos de treino, poderá escolher 1 entre 10 tipos. A maioria deles fazem com que um jogador evolua determinada característica. Não interessa se um jogador participa num jogo amigável, jogo da taça ou jogo do campeonato, eles são todos eficazes no ponto de vista do treino. Se a equipa for participar num jogo, mas o adversário não, a sua equipa vai ganhar por falta de comparência – os seus jogadores irão receber o treino normalmente, como se fosse um jogo normal.

A velocidade de treino e os jogadores que recebem treino variam consoante o tipo de treino. Nas tabelas em baixo, a primeira refere-se à velocidades do treino com as condições ideais, ou seja, jogadores de idade compreendida entre os 17 e os 19 anos, com treinador bom ou excelente, com 9 treinadores adjuntos e 100% de intensidade de treino. A segunda refere-se ao tipo de formação que deve ser usada no tipo de treino, de forma a treinar o maior número possível de jogadores por semana.

 

Treino

Semanas

Quem treina

Guarda-redes

5

Guarda-redes

Defesa

8

Defesas laterais e centrais (na mesma quantidade)

Criatividade

7 / 14

Médios centro treinam a 100% e médios ala a 50%

Finalização

6 ou 7

Avançados

Cruzamentos (ala)

5

Médios ala treinam a 100% e defesas laterais a 50%

Assistências

5

Médios, médios ala e avançados

Remates (finalização)

?

Todos os jogadores de campo que jogaram nessa semana

Remates (bolas paradas)

?

Todos os jogadores (mesmo sem jogar)

Bolas paradas

1 ou 2

Todos os jogadores (mesmo sem jogar)

Resistência

1

Todos os jogadores (mesmo sem jogar), mas baixa a forma da equipa

Geral

1

Todos os jogadores que jogaram nessa semana

POSICIONAMENTO DEFENSIVO

16

Defesas centrais e laterais, Médios e Alas
PASSE LONGO

6

Defesas centrais e laterais, Médios e Alas

ATAQUE LATERAL

?+- 9

Médios-Ala e Avançados

 

Tipo de Treino

Exemplos de Formações

Máximo de jogadores / semana

Guarda-redes

qualquer

2 Guarda-Redes

Finalização

3-4-3

6 avançados

Criatividade

3-5-2

6 médios (100%) e 4 médios ala (50%)

Assistências

3-4-3 ou 3-5-2

6 avançados, 4 médios e 4 médios ala ou 4 avançados, 6 médios e 4 médios ala

Cruzamentos (ala)

3-5-2 (2 médios ala e 2 defesas laterais)

4 médios ala (100%) e 4 defesas laterais (50%)

Defesa

5-4-1 ou 5-3-2

10 defesas (6 centrais e 4 laterais)

Posicionamento defensivo

5-4-1 ou 4-5-1

10 defesas (6 centrais e 4 laterais) + 4 médios e 4 médios ala, ou a possibilidade de 6 médios e 8 defesas (4-5-1)
passe longo

5-4-1 ou 4-5-1

10 defesas (6 centrais e 4 laterais) + 4 médios e 4 médios ala, ou a possibilidade de 6 médios e 8 defesas (4-5-1)

ATAQUE LATERAL

3-4-3 ou 4-3-3

4 Médios-Ala + 6 Avançados

 

Para o treino ser produtivo, um jogador deverá jogar todas as semanas na posição adequada ao treino. Apenas o último jogo é que conta para efeitos de treino, sendo a posição nesse jogo a que irá contar para treinar. Para exemplificar melhor esta situação, vamos imaginar que uma determinada equipa treina defesas. A formação que tal equipa deverá utilizar, entre outras, é o 5-4-1. esta equipa deverá jogar com 5 defesas no sábado e no jogo de quarta deverá jogar com outros 5 defesas, verificando-se aqui que 10 jogadores irão treinar o tipo de treino especifico!. Todos os tipos de jogos são eficazes do ponto de vista do treino. O ideal é que cada equipa escolha um tipo de treino específico e o mantenha durante muito tempo, de modo a obter resultados visíveis que permitam não só a melhoria da qualidade da equipa como também o lucro com a venda de jogadores.

 

POSIÇÃO

O QUE TREINA

Guarda-redes

guarda-redes

Defesa central

defesa

Defesa lateral

defesa ou ala (50%)

Médio ala

ala, criatividade (50%) ou assistências

Médio

criatividade ou assistências

Avançado

finalização, ala ou assistências

Qualquer posição, tendo jogado

remates ou geral (forma)

Toda a equipa, mesmo sem jogar

resistência (baixa a forma) ou bolas paradas

 

 

TIPOS DE TREINO


Pode escolher entre 13 tipos de treino diferentes. A maioria deles fazem com que os jogadores melhorem em alguma das características, embora alguns possam ter efeitos negativos. Os diferentes tipos de treino existentes estão descritos abaixo.
Se tiver um bom treinador o treino será mais efectivo do que se tiver um treinador fraco. Os treinadores adjuntos também aumentam os efeitos do treino.

 

 

Treino de Guarda-redes

Com condições ideais (bom treinador, 9 treinadores de guarda-redes e guarda-redes jovem), demora 4 / 5 semanas a subir de nível. O treino de guarda-redes tem vantagens e desvantagens, são elas:

 

Vantagens

- Investimento reduzido, apenas pode treinar 2 jogadores;
- Liberdade de escolha táctica e formações a usar nos jogos;
- Rapidez na subida da habilidade;
- Facilmente se sabe se um jogador está prestes a subir a habilidade de guarda-redes, porque normalmente têm as outras habilidades em mau estado, não interferindo no valor do TSI;
- Facilidade na mudança de treino. A altura ideal para a mudança do treino, é após os jogadores treinados subirem a habilidade respectiva; Com este tipo de treino facilmente programa a sua mudança, pois é um treino rápido e com apenas 2 jogadores.

Desvantagens

- Lucro reduzido, pois apenas se treinam 2 jogadores;
- Baixa a forma dos jogadores de campo, devido ao nº reduzido de treinadores adjuntos (fenómeno quase imperceptível).

 

 

Treino de Defesa

É o treino mais lento de todos (demora 8 / 9 semanas a subir 1 nível com condições ideais).

 

Vantagens

- Lucro elevado, pois pode treinar até 10 jogadores por semana;
- Permite-lhe ficar com uma boa defesa e contrariar o 3-5-2 usual, jogando em contra-ataque;
- Menor perda de treino. Caso tenha algum jogador que se lesione, pode substituir por um jogador do meio campo (defensivo) nos jogos à 4ª feira. Desta forma não necessita de gastar mais dinheiro, rentabilizando ao máximo o treino;
- As tácticas recomendadas são: 5-4-1 e 5-3-2 com possibilidade de contra-ataque;
- Salários baixos para a qualidade dos jogadores;

- Como habilidade(s) secundária(s), os defesas, apenas necessitam de ala (os defesas laterais) e assistências (caso tencione jogar em contra-ataque), ficando desta forma, mais acessível a compra de jovens jogadores. No entanto, recomenda-se que comprem jogadores com assistências, porque de futuro lhe vai facilitar a venda.

Desvantagens

- Treino extremamente lento, pois são necessárias 8 / 9 semanas para subir 1 nível;
- Investimento inicial elevado, pela quantidade de jogadores que tem que adquirir;
- Uso de tácticas muito defensivas.

 

 

Treino de Criatividade

É o treino mais utilizado, devido à importância que o meio campo tem no hattrick.

 

Vantagens

- Ficará com o sector mais importante do HT (meio campo) muito forte, o que lhe trará muitas vitórias;
- Treino bastante flexível, pois pode treinar jogadores com características defensivas (jogando a médios defensivos), jogadores com assistências (médios ofensivos), jogadores com ala (alas a descaírem para o meio campo);
- Permite jogar com a táctica 3-5-2, considerada por muitos a mais forte do HT, treinando ao mesmo tempo 10 jogadores, sendo que 6 (médios - centro) recebem 100% e 4 (médios - ala) recebem 50% do treino.

Desvantagens

- Investimento inicial bastante elevado. Visto ser o treino mais utilizado, existe uma maior procura de jovens jogadores para este sector, e também pelo nº elevado de jogadores que se têm que adquirir, pois a táctica 3-5-2 permite treinar 10 jogadores por semana;
- Treino demorado, pois um jogador que treine a 100%, necessita de 7/8 semanas para subir 1 nível;
- Como é o treino mais utilizado, existe uma grande oferta de jogadores. Por sua vez as equipas que treinam criatividade, não necessitam de adquirir jogadores com essa habilidade;
- Ter que intercalar com treino de resistência (baixando a forma dos jogadores), pois 1 jogador do meio campo para ter o rendimento desejado, tem que ter um bom nível de resistência.

 

 

Treino de Cruzamentos (ALA)

Dos treinos principais, o treino de cruzamentos, foi desde sempre, o menos popular. Com as alterações do hattrick, passou a ser um treino atractivo, pois a velocidade do treino aumentou em cerca de 50% (diminuiu o tempo necessário para subir 1 nível).

 

Vantagens

- Treino relativamente rápido, demorando cerca de 4 / 5 semanas;
- Investimento inicial relativamente reduzido e lucros rápidos. Tornando-se assim num dos treinos aconselhados para as equipas mais recentes do hattrick;
- Número razoável de jogadores que podem receber treino. 4 Médios–ala a 100% e 4 defesas–laterais a 50%;
- Com a recente mudança no hattrick, o meio campo perdeu ligeira influência e novas tácticas foram introduzidas. Desta forma o “ataque pelas alas” tornou-se uma alternativa viável, sendo a solução ideal para quem treina cruzamentos (ala).

Desvantagens

- Limitação táctica, porque para rentabilizar o treino tem que jogar com 2 defesas–ala e 2 médios–ala, permitindo ao adversário descobrir qual é o seu ponto fraco;
- Necessidade de habilidades secundárias. Pois para treinar um bom ala, necessita de adquirir jogador com as seguintes habilidades: resistência, assistências, defesa e criatividade, assim este jogador será muito cobiçado, o que irá aumentar o seu custo de compra.

 

 

Treino de Finalização

Treino bastante apetecível, pois a maioria das pessoas gosta de ver a sua equipa marcar muitos golos.

 

 Vantagens

- Treino bastante rentável, pois os bons avançados estão bem cotados no mercado de transferências;
- Permite treinar 6 jogadores, o que já é um número razoável de jogadores;
- A introdução da táctica “ataque pelo meio”, veio fortalecer quem treina finalização, especialmente se os avançados tiverem a habilidade de assistências.

 Desvantagens

- Treino relativamente lento, demorando cerca de 6/7 semanas;
- Limitação táctica, pois jogando com 3 avançados têm que abdicar de 1 jogador do meio campo, ficando assim mais frágil nesse sector importante do jogo.

 

 

Treino de Resistência

É um treino extremamente rápido, apenas 1 semana, que permite que treinem todos os jogadores da equipa, fazendo também com que estes baixem a sua forma (treino recomendado na offseason, devido a ter apenas 1 jogo e evitar que fiquem jogadores sem treino).

Esta habilidade, é extremamente importante para todos os jogadores que actuem na zona central do meio campo (médios, alas a descair para o meio-campo, defesas ofensivos e avançados defensivos), sendo excelente o nível recomendado para esta habilidade, pois abaixo desse nível os jogadores ficarão “cansados”, podendo comprometer o resultado de alguns jogos. Nesta habilidade, os jogadores que estiverem em formidável (nível máximo de resistência), irão decrescer esse mesmo nível, até atingir o patamar de excelente. Outra sugestão que deixamos, caso tenha a maioria dos jogadores com níveis elevados de resistência, é que não compre jogadores com baixos níveis dessa mesma habilidade.

 

 

Treino de Assistências

É um treino muito pouco rentável por si só, demorando cerca de 5 semanas para subir 1 nível, mas muito proveitoso para quem quiser reforçar a sua equipa, pois permite treinar um número elevado de jogadores (apenas os guarda-redes e defesas não treinam) sendo esta, uma habilidade importante e necessária a todos os sectores do campo, à excepção do guarda-redes.  

 

 

Treino de Remates

É um tipo de treino que tem por finalidade subir 2 habilidades ao mesmo tempo. A finalização de todos os jogadores que jogaram durante a semana, e bolas paradas de todos os jogadores do plantel. Este tipo de treino, tem a desvantagem de ser extremamente lento.

 

 

Treino de Bolas Paradas

Treino relativamente rápido, demorando 1 a 2 semanas. É um tipo de treino muito pouco rentável e tem a vantagem de treinarem todos os jogadores do plantel. Os jogadores com bom nível nesta habilidade, podem num lance de bola parada fazer a diferença entre a vitória ou a derrota, contudo é a nossa opinião que existem treinos mais vantajosos do que este.

 

 

Treino Geral

O treino geral, ao contrário do nome, não tem a finalidade de treinar todas as habilidades dos jogadores. É um tipo de treino específico para melhorar a forma dos jogadores (e pouco da habilidade de guarda-redes), pois cada jogador tem ciclos de subida e descida da forma. Este treino aumenta a rapidez num ciclo de subida (subida de forma) e atrasa o ciclo de descida (evitando a descida acentuada da forma dos jogadores). A única vantagem deste tipo de treino, é no caso de ter necessidade de ganhar um jogo de extrema importância, poder estar em melhor forma que o adversário, mas mesmo assim é muito discutível a sua utilização ou não.

 

 

Treino Passe Longo

Este treino irá incidir sobre os médios e defesas permitindo-lhes treinar a habilidade de "assistências". O treino será bastante semelhante ao de "Assistências", mas este afectará defesas e médios ao invés de médios e avançados, contudo este novo treino será 10-15% menos eficaz (por posição). Este treino poderá ser benéfico em termos salariais, pois os jogadores com características secundárias são mais beneficiados nesse aspecto que jogadores que apenas têm uma característica.

 

 

Treino Posicionamento Defensivo

Este será outro tipo de treino que vai afectar defesas e médios, mas irá incidir sobre a habilidade de defesa. Basicamente os jogadores irão "aprender" em como se devem posicionar quando a sua equipa está a defender. Como poderá treinar praticamente o dobro dos jogadores, comparativamente com o treino puro de Defesa, este treino terá uma eficácia de cerca de metade comparando com o de Defesa, demorando 16 semanas a subir um nível de defesa. Este tipo de treino não deverá ser utilizado como um treino principal, mas sim como secundário, pois é um treino bastante lento e deverá servir de suplemento a equipas evoluídas.

 

 

Ataque Lateral

Este treino vai influenciar a característica de ala dos jogadores que jogaram nessa semana na posição de alas ou avançados. Como pode treinar mais jogadores desta forma do que se escolher o treino clássico de Cruzamentos (Ala), o novo tipo de treino Ataque lateral tem um efeito significativamente inferior ao de Cruzamentos (Ala), demorando aproximadamente umas 8 a 10 semanas. Note que os defesas laterais não são influenciados por este novo tipo de treino, e em relação aos Avançados não interessa se jogou a Descair para a Ala ou não. As ordens individuais não interessam, somente interessa se jogou nas posições de ala ou avançado.

Com o surgimento deste treino, os Avançados irão contribuir menos para o ataque lateral e os Alas (excepto os a descair para o meio) irão contribuir um pouco mais para o ataque lateral. 

Foi também implementada a introdução de uma nova ordem individual: Avançados a descair para a ala (ADPA). Estes jogadores irão usar as características Finalização e Ala para aumentar o ataque lateral. Os Avançados com a opção "Normal" irão passar a contribuir bastante menos para os ataques laterais. ADPA vão contribuir muito pouco para o ataque do flanco contrário e terão um peso mais baixo que os Avançados "Normais" no ataque central. Também, a contribuição da característica de Ala para todas as posições (Defesas Laterais, Médios e especialmente Alas) excepto os que têm instruções de "Descair para o Meio", foi ligeiramente valorizada. O contributo da característica de Assistências não foi alterado. No que concerne à característica de Assistências, os ADPA irão contribuir como um Avançado com a instrução "Normal", independentemente do seu flanco.

 

 



Parêntesis indicam pequenos efeitos. Parêntesis duplos indicam efeitos muito pequenos:

TIPO DE TREINO MELHORA ...para... PREJUDICA
GERAL (Forma) (Todos os que jogaram 1 jogo durante a semana)  
(Guarda-redes) ((Guarda-redes))  
RESISTÊNCIA Resistência Todos

Forma

BOLAS PARADAS Bolas paradas Todos  
DEFESA Defesa Defesas ((Outros))  
FINALIZAÇÃO Finalização Avançados ((Outros))  
CRUZAMENTOS (ALAS) Alas Alas (Defesas laterais) ((Outros))  
REMATES (Finalização) (Jogadores de campo) ((Outros))  
(Bolas Paradas) ((Todos))  
ASSISTÊNCIAS Assistências Médios, Alas e Avançados ((Outros))  
CRIATIVIDADE Criatividade Médios (Alas) ((Outros))  
GUARDA-REDES Guarda-redes Guarda-redes  
PASSE LONGO* Assistências Defesas e Médios  
POSICIONAMENTO* DEFENSIVO Defesa Defesas e Médios  
ATAQUE LATERAL Ala Alas e Avançados  

* Estes dois treinos foram criados para facilitar o treino de habilidades secundárias.

 

PERDA DE TREINO

Existem algumas situações que podem levar à perda de treino, são elas:

Se tiver mais do que 10 especialistas de cada tipo (por exemplo se tiver 11 fisioterapeutas, perde o treino). Existe no entanto um caso particular, que são os treinadores adjuntos e de guarda-redes, estes especialistas contam como 1. A soma dos dois, não pode ultrapassar os 10, caso contrário perderá o treino.

Quando se adoptam formações em que se utilizam mais 2 posições do que a formação base 4-4-2, perde-se o treino. Assim apenas se pode ter 1 jogador a mais em cada sector (central), ou seja, uma equipa pode jogar com 3 defesas centrais, 3 médios centro e 3 avançados. Desta forma se jogar em 5-4-1 com 4 médios centro ou 4 defesas centrais perderá o treino.

A derrota por falta de comparência também pode levar à perda de treino. Isto acontece quando se “apresenta” com menos de 9 jogadores em campo, quer seja jogo oficial ou não.