JOGADORES

 

Todos os jogadores no Hattrick possuem 8 habilidades, sendo estas que definem a posição de um jogador em campo. 5 são consideradas as principais (Guarda-redes, Criatividade, Defesa, Finalização e Ala) por serem as mais importantes para a posição do jogador. As outras 3 (Bolas paradas, assistências e resistência) são consideradas secundárias.

Passemos à analise individual das características. A Resistência de um jogador irá determinar se este tenderá a perder as suas capacidades físicas num jogo, dando-se a situação de cansaço, principalmente na segunda parte onde o efeito do cansaço se reflectirá mais. A resistência é bastante importante para os jogadores do meio-campo, avançados defensivos e defesas ofensivos e importante para os restantes jogadores. Outra característica é a Criatividade que influencia bastante no sucesso, ou não, de uma equipa. Jogadores dotados de criatividade irão garantir domínio na posse de bola e criar oportunidades de golo. A característica Finalização é somente importante nos avançados, sendo a sua principal característica, que quanto mais alta for mais golos aparecerão. Para criar oportunidades de golo pelas alas, a característica Ala é importante, sendo também relevante nos avançados e defesas laterais. De seguida mencionamos a característica Defesa que é a mais importante para todos os tipos de defesas, sendo que os médios também a aproveitarão. A característica Guarda-Redes que, como o nome indica, serve os guarda-redes. A característica Assistências é bastante abonatória da parte dos médios assim como dos avançados e finalmente existe a característica Bolas Paradas, que não é uma característica muito importante para a equipa, à excepção de 1 elemento que deverá ser o marcador dos lances de bola parada, como os livres e os penaltis.

Estas 8 características, obviamente, poderão subir ou descer. Elas vão-se alterando lentamente, e uma importante forma de as fazer subir é o treino específico. Os jogadores jovens progridem mais rápido que os jogadores de idade avançada.

 

Posição Base

Características Principais

Características Secundárias

Guarda-redes

Guarda-redes

 

Defesa Lateral

Defesa

Ala

Defesa Central

Defesa

 

Médio Ala

Ala, Criatividade, Resistência

Defesa, Assistências

Médio

Criatividade, Resistência

Assistências, Defesa

Avançado

Finalização

Assistências, Ala

 

 

FORMA

Assim como as características, a forma dos jogadores também é variável. Um jogador, que por exemplo, esteja em bom de forma, poderá ver a mesma passar a razoável ou a excelente. Estas mudanças de forma dão-se às quintas-feiras no mesmo horário que a actualização de treino (19h HT). Para recuperar a baixa forma dos jogadores, poderá e deverá pô-los a jogar nos amigáveis para que a sua forma possa vir a subir. Um jogador em má forma normalmente jogará pior que um jogador de característica inferior em boa forma. Haverá vantagens se uma equipa tiver a sua intensidade de treino alta, pois quanto mais alta for a percentagem melhor serão os resultados. Outras vantagens são a qualidade do treinador, o número de treinadores adjuntos e a participação do jogador num jogo da semana. Existem também as desvantagens que se manifestam no treino de resistência e a não participação em qualquer jogo durante a semana por parte de um jogador. É de salientar que se o mesmo jogador participar em 2 jogos numa semana não terá qualquer beneficio adicional. Assim, uma equipa que tenha mais de 22 jogadores deixará obrigatoriamente jogadores de fora, tendo estes tendência a baixar de forma, o que acaba por ser uma má gestão financeira. O ideal será uma equipa ter entre 18 a 22 jogadores.

 

EVENTOS ESPECIAIS

Os eventos especiais só produzem efeito nos jogadores que tem especialidades, pois nem todos apresentam especialidades. No entanto, alguns eventos especiais não dependem da especialidade do jogador mas sim de outras características que afectará o desempenho em campo da equipa de forma positiva ou negativa. Certas especialidades adequam-se a certos tipos de condições meteorológicas. Sempre que um evento especial, que seja relacionado com o tempo que faz, ocorre, esse evento irá afectar o jogador pelo resto do jogo. Na Técnica, o jogador ganha criatividade e finalização quando estiver sol e perde essas mesmas características quando estiver a chover. Na Velocidade, o jogador perde defesa quando faz ou e perde finalização quando . Na Força, quando fizer o jogador perde finalização e poderá ficar cansado, e quando ganha defesa, criatividade e finalização. Sendo assim, em dias de chuva dê preferência a avançados, defesas e médios com Força, evite avançados e médios com técnica e avançados e defesas com Velocidade. Nos dias de sol dê preferência a avançados e médios com Técnica, evite avançados com Força e Defesas com Velocidade.

Aparte das condições meteorológicas, descrevemos em baixo os 8 eventos especiais:


Imprevisibilidade - o jogador utiliza a sua habilidade de fazer assistências para fazer um passe longo ou utilizar a sua habilidade de finalização para interceptar a bola ou então pode criar oportunidades de golo do nada. Se um defesa ou médio tiverem a característica de defesa baixa podem perder a bola de modo a criar uma ocasião de golo para a equipa adversária.
Velocidade - o jogador pode criar uma ocasião de golo fazendo um "sprint" se forem avançados ou alas mas apenas se os adversários directos não tiverem também esta especialidade ou a característica de defesa alta o suficiente.
Técnica - o jogador (ala ou avançado) pode criar uma ocasião de golo se o adversário directo (médio centro ou defesa) tiver a especialidade de jogo de cabeça
Ala - um jogador com a característica de ala alta o suficiente pode criar uma oportunidade de golo (cruzamento para a área), se o jogador que for finalizar a jogada, tiver jogo de cabeça ou finalização suficiente irá marcar golo.
Remates de Longe - Qualquer jogador com as características de bolas paradas e finalização altas o suficiente pode marcar golo num remate a uma grande distância.
Cantos - o jogador responsável pela marcação das bolas paradas, irá marcar o canto. ele necessita de uma boa característica de bolas paradas. Então os jogadores que estiverem na área terão de ter a característica de finalização alta o suficiente para marcar. Quanto maior o número de jogadores com jogo aéreo que tiver e quanto menos o adversário tiver, melhor serão as hipóteses de marcar um golo de cabeça. Não ter jogadores bons no jogo de cabeça irá deixá-lo mal contra o ataque dos jogadores adversários.
Experiência - jogadores experientes (alas e avançados podem marcar golos utilizando a sua experiência. Defesas e médios inexperientes podem "oferecer" ocasiões de golo aos adversário.
Cansaço - jogadores cansados podem cometer erros. A menos que o adversário directo esteja também cansado.

 

ESPECIALIDADES

Existem 5 especialidades diferentes e nem todos os jogadores têm especialidades. Contudo, os que as possuem poderão ter um desempenho positivo ou negativo. Estas especialidades não influenciam com as características normais dos jogadores e não existem diferentes níveis de qualquer uma das especialidades. As especialidades existentes são: [Força], [Imprevisível], [Técnica], [Velocidade] e [Jogo Aéreo].

 

LESÕES

No Hattrick as lesões também existem! infelizmente :-). Quando essa surpresa desagradável acontece, aparece em frente ao nome do jogador uma cruz vermelha    com o número estimado de semanas que este ficará afastado da competição. Note-se que este número de semanas é apenas especulativo, pois um jogador que tenha a indicação de 2 semanas de lesão poderá estar ausente cerca de 20 dias. Caso seja um jogador jovem e a equipa tenha bastantes médicos (10 é o ideal, que é o máximo), a lesão será certamente inferior a esse valor estimado. Por outro lado, jogadores velhos e equipas médicas pequenas originam períodos de lesão maiores que o previsto inicialmente. Quando uma lesão prolongada está quase curada, aparecerá um penso em frente ao nome do jogador, passando o estado de saúde do jogador de "lesionado" para "magoado, mas treina" e depois para "magoado, mas pode jogar". Quando aparece "magoado, mas treina" o jogador receberá treino. O seu desempenho será um pouco inferior ao habitual e caso sofra uma lesão, esta será muito mais prolongada. Mas note-se que o risco de ele contrair uma lesão é exactamente igual ao dos jogadores saudáveis. Com uma intensidade de treino alta, aumentam os riscos de lesões, mas esses riscos podem ser diminuídos pela contratação de fisioterapeutas. Uma forma correcta de abordar esta situação é contratar 1 fisioterapeuta por cada 1% acima dos 90% de intensidade de treino, ou seja, uma equipa que tenha 99% de intensidade de treino deverá ter 9 Fisioterapeutas.

Com uma intensidade de treino alta, aumenta o risco de lesão, mas esse risco pode ser diminuído pela contratação dos fisioterapeutas. Uma forma correcta de abordar esta situação é contratar 1 fisioterapeuta por cada 1% acima dos 90% de intensidade de treino, ou seja, uma equipa que tenha 99% de intensidade de treino deverá ter 9 Fisioterapeutas, embora muitos users treinem a 100% com menos fisioterapeutas e não apresentem grandes diferenças a nível de lesões, mas não deixa de ser aconselhável!

 

Dias Necessários Para Recuperar Lesão De Uma Semana

Idade / Médicos

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

17

5.48

4.39

4.05

3.83

3.66

3.52

3.41

3.31

3.22

3.14

3.07

18

5.74

4.68

4.25

4.01

3.84

3.69

3.57

3.47

3.37

3.29

3.22

19

6.03

4.83

4.46

4.22

4.03

3.88

3.75

3.64

3.54

3.46

3.38

20

6.36

5.09

4.70

4.44

4.25

4.09

3.95

3.84

3.73

3.64

3.56

21

6.71

5.38

4.97

4.69

4.49

4.32

4.17

4.05

3.94

3.85

3.76

22

7.12

5.70

5.27

4.97

4.75

4.57

4.42

4.29

4.18

4.08

3.98

23

7.57

6.06

5.60

5.29

5.06

4.87

4.70

4.57

4.44

4.34

4.24

24

8.08

6.47

5.98

5.65

5.40

5.20

5.02

4.88

4.75

4.63

4.53

25

8.67

6.95

6.42

6.06

5.79

5.57

5.39

5.23

5.09

4.97

4.86

26

9.35

7.49

6.92

6.54

6.25

6.01

5.81

5.64

5.49

5.36

5.24

27

10.15

8.13

7.51

7.10

6.78

6.52

6.31

6.12

5.96

5.81

5.68

28

11.10

8.89

8.21

7.76

7.41

7.13

6.90

6.69

6.52

6.36

6.21

29

12.24

9.80

9.05

8.55

8.17

7.87

7.61

7.38

7.19

7.01

6.85

30

13.64

10.92

10.09

9.53

9.11

8.77

8.48

8.23

8.01

7.81

7.64

31

15.40

12.34

11.40

10.77

10.29

9.90

9.57

9.29

9.04

8.82

8.62

32

17.69

14.17

13.09

12.37

11.82

11.37

11.00

10.67

10.39

10.14

9.91

33

20.78

16.64

15.37

14.53

13.88

13.36

12.92

12.54

12.20

11.90

11.64

34

25.17

20.16

18.63

17.60

16.81

16.18

15.65

15.19

14.78

14.42

14.10

35

31.92

25.57

23.62

22.32

21.32

20.52

19.84

19.26

18.75

18.29

17.87

36

43.61

34.93

32.27

30.49

29.13

27.08

27.11

26.31

25.61

24.99

24.42

37

68.82

55.13

50.93

48.12

45.98

44.24

42.78

41.53

40.42

39.43

38.54

38

163.14

130.67

120.72

114.05

108.98

104.87

101.42

98.43

95.81

93.47

91.36

Poderá obter mais informações acerca das lesões clicando aqui

 

CARTÕES E SUSPENSÕES

Quando um jogador acumula 3 cartões amarelos ou vê um cartão vermelho em jogos oficiais, fica impossibilitado de disputar a partida seguinte. Esta suspensão é apenas aplicável nos jogos oficiais (Campeonato, Taça, Qualificações). Após o jogador ficar suspenso por 1 jogo, a sua ficha é limpa, assim como também acontece no final de cada época. Os jogadores mais propensos a receberem cartões são os que tem pouca experiência, que apresentam altos índices de agressividade e são desonestos. Note-se que se um jogador for expulso durante um jogo, este receberá o treino normalmente.

 

CAPITÃO DE EQUIPA

Para escolher o Capitão de Equipa deverá ter em conta a sua liderança e sobretudo a experiência. A função do capitão de equipa é muito importante. Ele poderá prevenir a confusão na equipa gerada pelas formações que não tem rotina, e ajudar a equipa em jogos importantes, em que alguns jogadores costumam falhar por falta de experiência. O capitão de equipa tem que ser um dos 11 jogadores que alinham de inicio, caso contrário, o motor do jogo irá escolher aleatoriamente 1 jogador do 11 titular.

 

CLOWN

Um Clown é um jogador que tem o máximo de personalidade e de liderança, ou seja, personalidade popular e boa liderança. O Clown não tem de jogar e a sua função é de ser Líder de Equipa, caso seja o único com boa liderança, influenciando assim o espírito de equipa a longo prazo. Os filtros de procura do Hattrick não permitem pesquisar por liderança ou personalidade, pelo que a única maneira de encontrar um Clown no mercado é procurando manualmente pela lista de transferência, consultar os anúncios ou contactar com outros utilizadores através de redes de chat (#Hattrick na PTnet).